Atividades artísticas e inclusivas são gratuitas e abertas às pessoas atípicas e familiares
Abril Azul é o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a inclusão e combater a discriminação. Para aderir à campanha, o Memorial da Evolução Agrícola, com apoio cultural do Grupo de Pais Atípicos de Horizontina, preparou uma edição especial do programa Noite no MEA. No dia 26 de abril, das 17h30 às 19h30, a área externa do MEA reunirá pessoas com TEA e familiares para uma série de atividades sensoriais, artísticas e afetivas.
A noite contará com a apresentação cultural "Bicho Gente", da artista e pesquisadora em educação inclusiva Vanessa Peixoto (Santa Maria/RS). A proposta convida os espectadores a interagir com os figurinos confeccionados com materiais e texturas diversas, adaptações que ativam os sentidos, principalmente o tato. Na programação também está uma visitação sensorial da exposição do Memorial da Evolução Agrícola, realizada pelos mediadores culturais Roger Schulz, Emily Ferrazzo e Carla Elis Flis. Haverá atividades que estimulam os sentidos de forma lúdica e acessível, garantindo a participação de todos.
As crianças e seus familiares terão um espaço especial com oficinas de técnicas circenses, adaptadas para diferentes necessidades, incentivando a criatividade, o desenvolvimento motor e a interação social, ministrada pelo artista Pedro Diana Moraes (Santa Maria/RS). Para estimular a interação e a troca de vivências, o evento propõe um lanche a céu aberto colaborativo, em que todos são convidados a levar seus alimentos e compartilhar em um ambiente que respeite a diversidade e inclusão.
“Trabalhamos para construir um espaço de cultura, lazer e conhecimento inclusivo e acolhedor para todos. Por isso, é tão importante para o MEA participar ativamente de campanhas como a do Abril Azul. Estamos felizes em contribuir com o tema pelo segundo ano consecutivo”, afirma a diretora do Memorial, Karina Muniz.
O que é TEA?
Segundo o Ministério da Saúde, o TEA, é um “distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento”. Vale lembrar que o distúrbio afeta as pessoas de diferentes formas e graus, e que o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida.
De acordo com o relatório do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), dos Estados Unidos, publicado em março de 2023, uma em cada 36 crianças é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
SERVIÇO
Noite no MEA
Data: 26 de abril, sábado
Horário: das 17h30 às 19h30
Local: Espaço Expositivo e área externa do MEA
