Fale com o MEA!
Compartilhe suas dúvidas e sugestões, pois sua participação é essencial para aprimorarmos ainda mais nossas experiências.
Vamos conversar
Fique à vontade para entrar em contato com o MEA a qualquer momento.
Telefone
Contato para Imprensa
Renata Cardoso (51) 3300-8106 ou (51) 98030-6915
renata.cardoso@engajecomunicacao.com
Avenida Carlos Gomes, 111, Sala 1101 – Higienópolis - Porto Alegre/RS.
Como chegar no MEA
Tire suas Dúvidas
Encontre respostas para as perguntas mais frequentes sobre nossos móveis rústicos de madeira.
A sigla MEA significa Memorial da Evolução Agrícola.
O MEA situa-se no Noroeste do Rio Grande do Sul, na cidade de Horizontina: Rua Duque de Caxias, 335 - Centro - Horizontina - RS CEP 98.920-000
Horizontina está a 493 km de Porto Alegre, a 160 km com o Sudoeste de Santa Catarina e a cerca de 100 km da fronteira com o Nordeste da Argentina. Os principais acessos terrestres são pelas rodovias estaduais RS 305, RS 342 e RS 344. Para quem vem de avião, o aeroporto com voos regulares mais próximo fica em Santo Ângelo (GEL) RS, a 100 km de distância.
A mecanização da agricultura brasileira surgiu no Rio Grande do Sul. A primeira colheitadeira nacional foi a 65-A produzida pela SLC, de Horizontina, em 1965. Por isso a escolha da cidade como sede do Memorial. Hoje, consideramos Horizontina a Capital Nacional da Evolução Agrícola.
O MEA é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer de mais de 64 mil metros quadrados. No local, além do prédio que abriga a exposição de longa duração – altamente tecnológica e imersiva – da história de como a agricultura evoluiu no País, há quadras esportivas, playground infantil, academia a céu aberto, Cozinha Experimental, John Deere Store, espaço para feiras ao ar livre, e a John Deere Inovação e a unidade do Senai Horizontina. Além disso, há mais de 40 mil metros quadrados de espaço aberto para passeios, com completo mobiliário urbano, paisagismo e segurança. No prédio do Memorial, além da exposição de longa duração, o segundo pavimento abriga grandes exposições e salas de Oficinas Culturais e Atelier Educativo, Cultural e Socioambiental.
Complexo Cultural MEA: terça à domingo e feriados 8h às 22h. Memorial da Evolução Agrícola, Oficinas Culturais, Atelier Educativo, Cozinha Experimental: quarta a domingo e feriados 9h às 17h. John Deere Store: segunda à sexta 8h às 17h. SENAI e John Deere Inovação: segunda à sexta 8h às 22h.
Todas as atividades culturais, artísticas, educativas, esportivas e socioambientais são gratuitas. A partir de 2024, as inscrições gratuitas deverão ser feitas pelo: www.mea.org.br ou contato@mea.org.br ou 55 2013-0121
Sim. São 145 vagas de estacionamento para carros, 35 para motos e 10 para ônibus. O estacionamento é gratuito e exclusivo para visitantes.
A partir de 2024, será necessário acessar o site www.mea.org.br e realizar o agendamento online. Após este agendamento a equipe do MEA entrará em contato para personalizar a visita. Caso queira realizar uma visita em grupo antes do sistema de agendamento estar em operação, consulte a disponibilidade com a coordenação do MEA.
O projeto é dotado de rampas de acesso, elevadores, banheiros e lavatórios adaptados para pessoas com diversidade funcional. Há piso tátil em toda a área externa, corredores espaçosos que permitem o tráfego de pessoas que precisem de acessórios para locomoção, facilitando o acesso ao conteúdo físico de todas as dependências do Memorial. Também será disponibilizado material em braille e comunicação tátil e, claro, sempre será permitida a entrada de cão guia para suporte a pessoas cegas.