Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro” impacta mais de mil crianças e jovens em sua passagem pelo MEA
Nos dias 16, 17, 18 e 19 de abril o MEA - Memorial da Evolução Agrícola foi palco para uma programação diferenciada em Horizontina: a passagem do projeto Força Meninas com a expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”. Foram três dias de teatro, experimentações e uma abertura para novas possibilidades para 1.345 crianças, jovens e adolescentes. “Unir cultura e ciência, apontando o conhecimento como um caminho para meninas e meninos da nossa região é sem dúvida uma das nossas missões. Por isso, ficamos muito felizes em receber o Força Meninas”, pontua Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
Com uma agenda de atividades totalmente gratuita voltada ao público de 10 a 17 anos, a iniciativa buscou despertar a curiosidade, o engajamento e o pertencimento de jovens nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que têm baixa representatividade feminina. Para isso, foram disponibilizadas instalações imersivas, experiências com inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada. Durante cerca de uma hora de visitação, os participantes foram guiados por um circuito interativo com cinco ambientes temáticos que estimularam habilidades socioemocionais, essenciais para profissionais do futuro.
Além disso, a Expedição promoveu quatro sessões diárias do espetáculo “Uma Janela Para o Mundo”, que contou a história de duas meninas de épocas diferentes – Luna está em 2024 e Estela, em 1924. Elas decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas e isso as leva à descoberta de mulheres que mudaram o mundo.
“A Expedição tem o intuito de oferecer inspiração e despertar o interesse dos alunos em áreas que são foco das profissões do futuro. O projeto é para meninas e meninos. Nós acreditamos que a participação dos garotos é essencial na construção de um futuro mais igualitário”, conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto.
Para Luciane Cantarelli, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Horizontina, o conteúdo oferecido agregou muito aos estudantes. “Quando nos foi apresentada a possibilidade de trazer a expedição para o nosso município, avaliamos a grande importância de proporcionar aos estudantes essa reflexão sobre as possibilidades que a educação pode trazer nas áreas das ciências e da tecnologia. Especialmente, para que as meninas possam vislumbrar essas profissões em seus projetos de vida”, comentou.
Foto: Força Meninas/Christian Renan
Outros Posts
Leia outros artigos relacionados ao tema