Tecnologia, imersividade e muita informação: descubra como a história é contada no MEA

Publicado em
01
de
December
de
2023

Que o MEA - Memorial da Evolução Agrícola, é um espaço que une cultura, educação, lazer e muito mais, você provavelmente já sabe. Como exatamente isso acontece talvez ainda seja uma dúvida. Por isso, hoje vamos contar tudo o que tem na nossa exposição permanente e por que ela é tão diferenciada. 

Para começar, vale dizer que a exposição está dividida em oito grandes temas, e que a forma como a história é contada em cada um deles une tecnologia, arte, itens originais de acervo com mais de 50 anos e muita informação. Vamos conhecer cada uma das nossas grandes áreas? 

Palco da Evolução Agrícola 

Crédito da imagem: Felipe Pacheco/MEA.

Este é o primeiro ambiente da visitação guiada. Ele é composto por grandes telas e uma maquete da América do Sul, disposta sobre o piso. Os visitantes são convidados a assistir um vídeo de aproximadamente oito minutos que apresenta de forma resumida a temática de todo o Memorial. A experiência é composta por vídeos, sons, fotografias, dados, informações, gráficos e uma projeção em vídeo mapping sobre a maquete (que se movimenta) destacando partes do território para reforçar as informações. 

Uma curiosidade: a voz que narra o vídeo talvez soe familiar. O dublador é o mesmo de filmes do Batman e do ator Morgan Freeman. A sensação é de literalmente estar em um cinema!

Sala Agricultura Tradicional

Crédito da imagem: Felipe Pacheco/MEA.

Após passar pela experiência inicial, você será levado para uma viagem no tempo, conhecendo como a agricultura era praticada no passado – entendendo as dificuldades enfrentadas por aqueles que trabalhavam no campo. Uma das atrações é a reprodução cenográfica completa de um bolicho - forma de comércio muito comum antigamente. A proposta do espaço é despertar lembranças e gerar conexão com o público que vivenciou uma época na qual esse tipo de estabelecimento era comum, sem deixar de ser um cenário divertido para quem adora tirar fotos. 

Nesse espaço também está a primeira trilhadeira fabricada no Brasil. Ainda é possível encontrar informações sobre os principais grãos produzidos no País. 

Área Evolução Agrícola

Crédito da imagem: Felipe Pacheco/MEA.

Aqui o visitante irá conhecer a Colheitadeira SLC 65-A original, a primeira máquina deste tipo fabricada no País, na cidade de Horizontina, que simboliza o início da mecanização da agricultura brasileira. Será possível conhecer – por meio de painéis, peças cenográficas, filmes e animações em vídeo – os seguintes temas: Ciência Aplicada à Agricultura, Mecanização e Tecnologia e O Avanço da Fronteira Agrícola. 

Área Histórica

Crédito da imagem: Felipe Pacheco/MEA.

Este é o espaço que homenageia e conta a história dos indivíduos de diversas nacionalidades que migraram para o Brasil, com foco no Noroeste do Rio Grande do Sul. Aqui você encontrará informações sobre como era a região de Horizontina em sua formação original, informações sobre a influência dos povos indígenas e das Missões Jesuíticas, e como elas deram início a novas técnicas agrícolas na região. Você também encontrará a reprodução cenográfica da antiga oficina que deu início à indústria Schneider & Logemann, fabricante de máquinas agrícolas de Horizontina. 

Expositor de Máquinas

Crédito: Betina Cesa / MEA. 

Este é um grande display onde estão algumas das máquinas que fizeram parte da história da evolução da agricultura da região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Do Arado ao Plantio Direto

Crédito da imagem: Felipe Pacheco/MEA.

Neste ambiente as informações estão por todos os lados: teto, piso (todo feito de vidro) e paredes. Você verá os avanços no modo de lidar com a terra, além dos equipamentos e das técnicas utilizadas antigamente na agricultura, você poderá conhecer os efeitos causados sobre a terra, tais como a perda de nutrientes e a erosão. Em oposição a essas práticas, será apresentada a técnica de Plantio Direto. 

Agricultura Contemporânea

Crédito da imagem: Felipe Pacheco/MEA.

Chegando ao espaço da agricultura contemporânea, você estará em nosso ambiente mais imersivo. É aqui que estão os simuladores de colheitadeira e trator, a projeção holográfica de um dia na fazenda, painéis interativos, cenário que remete a uma floresta e projeção em vídeo mapping. Tudo para falar sobre as mais recentes soluções adotadas na agricultura.

Sementes da Mudança

Crédito da imagem: Felipe Pacheco/MEA.

Para terminar a experiência, que tal uma reflexão mais “fora da caixa”? Aqui você verá uma escultura artística que proporcionará uma experiência inovadora. 

Demais, não é mesmo? Que tal conferir tudo isso ao vivo? Venha nos visitar, estamos localizados na Rua Duque de Caxias, 335, em Horizontina, no Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do prédio Memorial é de quarta a domingo, das 9h às 17h. 

Compartilhe agora

Outros Posts

Leia outros artigos relacionados ao tema