Quarta edição da “Noite no MEA” celebra as tradições e a cultura gaúcha
Apresentações artísticas, danças, música, gastronomia e atividades lúdicas da identidade cultural do Rio Grande do Sul fizeram parte do cenário do MEA - Memorial da Evolução Agrícola na última quinta (5). A Mostra Cultural Carreteiros reuniu tradicionalistas gaúchos e encantou o público com atrações típicas dos festejos farroupilhas.
O evento teve como protagonista o CTG - Centro de Tradições Gaúchas Carreteiros de Horizonte, entidade conhecida por seu compromisso em preservar e promover as tradições gaúchas em Horizontina. “O encontro entre o Memorial da Evolução Agrícola e o CTG Carreteiros de Horizonte promoveu uma integração única entre tradição, cultura e inovação, celebrando a histórica gaúcha e reforçando os laços de integração em nossa sociedade”, afirma o patrão Isaias Cocco Steffenello.
“A Noite no MEA é uma iniciativa que busca ampliar o acesso da população a atividades culturais, educativas, gastronômicas e de lazer por meio de atrações noturnas. Proposta que se mostrou interessante para essa parceria com o CTG”, explica Carla Borba, coordenadora do programa Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA.
Danças e brincadeiras
Cinco invernadas se apresentaram no MEA ― Chupetinha, Dente de Leite, Pré-Mirim, Mirim e Xiru ― reunindo gerações e diferentes coreografias. O Grupo de Chula mostrou talento executando os movimentos ágeis e ritmados dessa dança. As belas apresentações foram coordenadas por Letícia Bender, Bruna Christmann, Mariane Herdina, Alessandro Canssi, Beatriz Canssi, Karin Wiprich, Hélio Wagner e Lisiane Pilz, juntamente com os instrutores Júlio Zamin, Lara Steffenello, Jeferson Fontoura e Estefano Londero.
Atividades lúdicas também foram opção de aprendizado e experiência para o público presente. Especialmente as crianças que movimentaram o Ateliê Educativo MEA, com brincadeiras como Peteca, 5 Marias, bonecas Baomy e Amarelinha, orientados por Vânia Janete Vitancourt.
Charque e música
Elemento histórico da economia e da culinária gaúcha, o charque foi tema da oficina na Cozinha Experimental MEA, conduzida por César Zamin. E não poderia faltar a degustação do tradicional carreteiro de charque, atividade que ficou a cargo de Eurico Moraes.
“De Pai pra Filho”, um projeto de resgate da música gaúcha, nativista e galponeira dedicado à herança musical do pai Jorge Bairros de Almeida para o filho Jomar Kaczmarek de Almeida, embalou a área externa do MEA.
CTG Carreteiros de Horizonte
A história do CTG Carreteiros de Horizonte começou em 20 de setembro de 1964 quando um grupo de pessoas realizou uma cavalgada pelo centro do município de Horizontina em homenagem ao Dia do Gaúcho. A partir desse dia, o grupo resolveu fundar um Centro de Tradições com a finalidade de zelar pelas tradições do Rio Grande do Sul, sua história, costumes e cultura, buscando divulgar e transmitir às gerações atuais e futuras os hábitos dos seus antepassados. A fundação oficial do CTG aconteceu em 19 de junho de 1965.
Foto: Invernada infantil do CTG Carreteiros de Horizonte encanta o público na Noite no MEA. Crédito: Takaki Fotos / MEA.
Outros Posts
Leia outros artigos relacionados ao tema