Saiba o que é “comer local” e a importância para a sua saúde e para o planeta

Publicado em
15
de
March
de
2024

O Brasil é um país continental, cheio de belezas e particularidades. Cada região - e até mesmo cada estado e cidade - guarda em si inúmeras tradições, sabores, cores e aromas. Isso fica ainda mais evidente quando falamos de gastronomia e alimentação. É aqui que entra o “Locavorismo” ou o conceito de “comer localmente”.

Basicamente, podemos dizer que se trata da preferência por comprar e consumir alimentos produzidos localmente, ou seja, próximos de onde você vive.  Dessa forma, a sua dieta se baseia na escolha de ingredientes que estão disponíveis na natureza da região e isso tem forte relação com as condições do clima, do solo e da forma como o território é ocupado, como explica o artigo publicado na revista Sustentarea, da Universidade de São Paulo (USP).

Há uma série de benefícios em “comer localmente”, trazendo para a culinária uma visão mais sustentável e para a saúde alimentos mais frescos, resgatando a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Hoje separamos cinco benefícios desse tipo de prática, confira!

#1 Frescura e Sabor

Os ingredientes locais são normalmente colhidos no seu máximo frescor, garantindo que você desfrute de todo o sabor e benefícios nutricionais, uma vez que ele não fica horas ou até mesmo dias em transporte.

#2 Apoiar a economia local

A compra de ingredientes cultivados localmente contribui para a economia local. Apoia agricultores e empresas na sua comunidade, ajudando a criar empregos e a sustentar meios de subsistência. Isso, por sua vez, ajuda a construir uma economia local mais forte e mais resiliente.

#3 Impacto Ambiental

Comer localmente pode reduzir significativamente a pegada ambiental associada à produção e transporte de alimentos. Os alimentos de origem local requerem menos energia para transporte, resultando em menores emissões de gases com efeito estufa.

#4 Alimentação sazonal

Adotar o Locavorismo estimula a conexão com as estações e a apreciação do ritmo natural dos ciclos agrícolas. Priorizar produtos sazonais não só diversifica a sua dieta, mas também promove um estilo de vida mais saudável.

#5 Segurança Alimentar

Usar fontes alimentares locais reduz a dependência de cadeias de abastecimento longas e potencialmente frágeis. Em tempos de crise, como catástrofes naturais ou perturbações globais, um sistema alimentar local robusto garante que as comunidades tenham acesso à nutrição essencial.

Consumir ingredientes da região onde você mora promove uma relação simbiótica entre indivíduos, comunidades e meio ambiente. Estimula a sustentabilidade, apoia as economias locais e melhora o bem-estar geral dos consumidores e do planeta. Fazer escolhas conscientes sobre a origem dos seus alimentos não é apenas uma decisão culinária, mas também uma forma de contribuir para um mundo mais saudável e sustentável.

Quer saber quais são os alimentos da sua região?  Confira no livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, produzido pelo Ministério da Saúde!

*Imagens: Agricultores do Quilombo Dona Bilina, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, preparam sua produção para entrega ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Compartilhe agora

Outros Posts

Leia outros artigos relacionados ao tema