MEA convida a comunidade para experiências sensoriais e de inclusão na 18ª Primavera dos Museus

Publicado em
23
de
September
de
2024
De 23 a 29 setembro ocorre a 18ª edição da Primavera dos Museus, uma ação anual promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, o evento tem como tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. No MEA - Memorial da Evolução Agrícola essa semana especial será marcada por três atividades: Mediação Multissensorial, Roda de Conversa e Oficina de Arte Floral.

“Propomos uma programação que envolve atividades inovadoras, incentivando a diversidade e a inclusão, com foco em arte, acessibilidade e meio ambiente. Oferecemos, assim, uma integração única e inspiradora à temática desta edição da Primavera dos Museus”, destaca Karina Muniz Viana, museóloga e diretora do MEA.

Mediação Multissensorial

Na Mediação Multissensorial, os participantes terão uma experiência que estimula os sentidos por meio de atividades interativas e materiais acessíveis, projetados especialmente para atender às necessidades de diferentes grupos, incluindo pessoas com deficiência.

“Nossa proposta é que todos possam tocar, ouvir, sentir e ver os elementos que compõem a história da evolução agrícola, criando uma conexão profunda com o conteúdo apresentado”, explica Carla Borba, coordenadora do Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA.

A atividade será no dia 25 de setembro, nos turnos manhã e tarde, e é destinada a turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. O agendamento da visita deve ser encaminhado para o e-mail contato@mea.org.br

Venha Contar Sua História

Uma ação de pesquisa e extensão universitária vinculada à Universidade Norte do Paraná (Unopar), com apoio do MEA, propõe a "Roda de Conversa: Venha Contar Sua História". O encontro oferece um espaço acolhedor para a troca de experiências, histórias e produções artísticas, com foco na valorização da diversidade e na promoção da inclusão.  

A iniciativa será realizada no dia 25 de setembro, das 18h30min às 20h, no Ateliê Educativo MEA, com condução de Polyana Tainá Donat, pedagoga e estudante de licenciatura em Educação Especial na Unopar. O encontro é gratuito, de classificação livre, e destina-se ao público em geral, especialmente pessoas com deficiência, suas famílias e educadores. Tampinha de garrafa, caixa de papelão e garrafa pet são exemplos de sucatas que os participantes podem levar para a produção artística.

Oficina de Arte Floral

Transformar a beleza da natureza em arte é a proposta da “Oficina de Arte Floral”, que será ministrada pela florista Andréia Vogel, com tradução simultânea em Libras. Na atividade, os participantes vão explorar plantas desidratadas e preservadas, transformando-as em elementos artísticos únicos e duradouros.

A Oficina será no dia 26 de setembro, das 14h às 16h, no Ateliê Educativo MEA. O evento é gratuito e destinado ao público acima de 15 anos, artesãos e artesãs, artistas e demais pessoas interessadas em trabalhos manuais. As vagas são limitadas e os participantes devem levar um mini vaso.

Programação

Mediação Multissensorial MEA

Data: 25 de setembro de 2024

Local: Espaço Expositivo MEA

Hora: 9h às 10h30min e 14h às 15h30min

Ministrantes: Equipe MEA

Público: turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental

Solicite agendamento pelo contato@mea.org.br

Evento gratuito e de classificação livre.

Roda de Conversa “Venha Contar Sua História”, com Polyana Tainá Donat

Data: 25 de setembro de 2024

Local: Ateliê Educativo

Hora: 18h30min às 20h

Público: Público em geral, especialmente pessoas com deficiência, suas famílias e educadores.

TRAZER SUCATA (tampinha de garrafa, caixa de papelão, garrafa pet)

Evento gratuito e de classificação livre.

Oficina de arte floral, com Andréia Vogel (com tradução simultânea em Libras)

Data: 26 de setembro de 2024

Hora: 14h às 16h

Local: Ateliê Educativo

Público: pessoas acima de 15 anos, artesãos e artesãs, artistas e pessoas interessadas em trabalhos manuais.

TRAZER MINI VASO

VAGAS LIMITADAS.

Evento gratuito.

A programação poderá sofrer alterações.

Foto: prática multissensorial no Espaço Expositivo do Memorial da Evolução Agrícola. Crédito: Divulgação MEA.

Compartilhe agora

Outros Posts

Leia outros artigos relacionados ao tema