A história da agricultura de um jeito que você nunca viu

Publicado em
01
de
December
de
2023

Você já parou para pensar qual a sua relação com a agricultura? O poeta, romancista, ensaísta e fazendeiro Wendell Berry disse certa vez que “If you eat, you are involved in Agriculture”. Basicamente: “Se você comer, você está envolvido com a agricultura”. Não há como discordar. A prática ancestral de plantar e colher faz parte do passado e do presente de muitas famílias do campo, além de ser indispensável para a vida de todos, inclusive no meio urbano.

A história de como a agricultura se desenvolveu no Brasil, cheia de nuances, reflexões, personagens instigantes e muita tecnologia, acaba de ganhar uma casa para chamar de sua. O MEA - Memorial da Evolução Agrícola. 

O MEA é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer de mais de 64 mil metros quadrados. No local, há exposição de longa duração – altamente tecnológica e imersiva – da história de como a agricultura evoluiu no País, quais seus desafios atuais e futuros; quadras esportivas, playground, academia a céu aberto, loja, café e atividades educacionais. 

Uma experiência imersiva

O MEA oferece uma experiência única, integrando uma rigorosa pesquisa multidisciplinar, espaços museográficos imersivos e muita tecnologia digital e sensorial. A visita mediada inicia no “Palco da Evolução Agrícola”, uma sala que transporta o visitante para o tema do Memorial com uma tela de oito metros de largura, cinco de altura e som de cinema, além de uma maquete mecanizada da América do Sul, que se move conforme a história é contada em vídeo, sons, fotografias, dados, informações, gráficos e uma projeção em vídeo mapping. 

A experiência segue por salas ricas em cenografia, equipamentos de época, painéis, vídeos, displays contendo grãos, ferramentas e maquinário do passado e do presente. Além disso, diversos espaços serão convidativos à interação, sendo possível tocar, pegar e até subir em equipamentos. Dois deles, uma cabine de uma colheitadeira e uma cabine de um trator, contarão com simulação em realidade imersiva, sendo possível aos visitantes vivenciar a experiência de pilotar o maquinário em meio à lavoura. A narrativa avança e contempla questões históricas, sociais e regionais, com homenagens aos povos originários e aos imigrantes da região. 

Inclusive, foi em Horizontina que a evolução agrícola brasileira começou. Na cidade foi fabricada a Colheitadeira automotriz SLC 65-A, a primeira máquina deste tipo no Brasil, que marcou o início da mecanização da agricultura no País. Isso permitiu ganhos de produtividade jamais vistos - e é por isso que a cidade foi escolhida para abrigar o Memorial. Essa máquina icônica será uma das atrações do MEA. 

Lazer, educação, cultura e esporte 

Além dos atrativos do espaço museográfico, o MEA une arte, educação, esporte, lazer e bem-estar, com diversas iniciativas. Entre elas, uma unidade do SENAI e o Centro de Inovação John Deere.

Seguindo a tendência dos melhores espaços culturais do mundo, o MEA contará com a Cozinha Experimental de Criatividade, que, além de um cardápio dos já conhecidos “cafés de museu”, promoverá experiências gastronômicas e oficinas, na qual a comunidade será convidada a compartilhar suas receitas exaltando os sabores, perfumes e sensações da culinária e dos ingredientes regionais.  

Experiências educativas para crianças, jovens, adultos e 60+ da região também serão promovidas. O segundo piso do prédio que abriga a exposição conta com salas projetadas e equipadas para aulas de dança, teatro, música, artes plásticas e experimentações artísticas. O espaço também estará disponível para parcerias com escolas da região. 

A área externa contará com: 

  • Playground - mais de 8 mil metros quadrados dedicados às crianças, com diversos brinquedos;
  • Quadras poliesportivas - dois campos de futebol sete, duas quadras de areia e uma quadra  poliesportiva;
  • Academia ao ar livre - 21 aparelhos disponíveis para a prática de diferentes modalidades;
  • Espaço ao ar livre - mais de 40 mil metros quadrados de espaço aberto para passeios, com completo mobiliário urbano, paisagismo e segurança;
  • Espaço para feiras - local projetado para receber feiras em parceria com produtores e comerciantes locais;
  • Estacionamento - cerca de 145 vagas de estacionamento para carros, 35 para motos e 10 para ônibus.  

Idealizado pelo Instituto John Deere e viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o MEA tem como patrocinadores, as empresas: John Deere Brasil e SLC Agrícola. O apoio é da FAHOR - Faculdade de Horizontina e da Prefeitura Municipal de Horizontina. O projeto museográfico é assinado pela Straub Design.  


Serviço:

MEA - Memorial da Evolução Agrícola.

Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.

Horário de funcionamento do prédio Memorial: de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Horário de funcionamento da Área externa: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h.

Mais informações: contato@mea.org.br

*Imagens: Conteúdo digital interativo complementa o Circuito Exposição do MEA - Memorial da Evolução Agrícola . Crédito: Felipe Pacheco.

Compartilhe agora

Outros Posts

Leia outros artigos relacionados ao tema