Dia Mundial da Água: cuidar deste recurso natural é fundamental

Publicado em
22
de
March
de
2024

Nesta sexta-feira (22), comemoramos o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando mobilizar a comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Fundamental para a diversidade da vida na Terra, seu excesso, ou sua escassez, impactam cada vez mais o cotidiano de milhares de famílias. O relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2023 – Informe Anual, publicação lançada neste ano pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), traz dados atualizados sobre o tema. 

Segundo o estudo, em 2022, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas por cheias (alagamentos, enxurradas e inundações) no Brasil. Por outro lado, cerca de 7 milhões de pessoas foram afetadas por secas e estiagens (fenômenos mais passageiros), sendo que aproximadamente metade delas vivem no Nordeste, região que contabilizou 45% dos registros desse tipo de fenômeno no País.

Cada um pode ajudar 

As causas dos desequilíbrios climáticos são muitas e a ação humana é uma das responsáveis por boa parte dos eventos extremos pelos quais o planeta passa. Nesse cenário, cada organização, empresa, sistema produtivo e até mesmo cada pessoa pode colaborar de alguma forma para diminuirmos os impactos no meio ambiente.  

No MEA uma das iniciativas que temos para diminuir a poluição no planeta e ainda manter nosso público hidratado são os três bebedouros na parte interna do MEA com a possibilidade de uso de garrafinhas próprias. O MEA não fornece copos descartáveis de modo a incentivar e provocar uma mudança de comportamento em relação ao consumo da água. Desta forma o uso da garrafinha pessoal é sempre muito bem-vinda. Outra novidade é o bebedouro externo  doado pelo Sicredi. Com design exclusivo e super moderno, ele conta com a famosa "quentucha", ou seja, a água quente para o chimarrão, água  gelada e para os pets!

Em três meses de uso, os bebedouros já apresentaram os seguintes resultados:

O uso dos três bebedouros internos equivalem a 4.013 garrafas pet não descartadas no meio ambiente.

Um bebedouro Sicredi na parte externa do MEA: Cerca de 5 mil garrafas pet não descartadas no meio ambiente. Dispositivo para água de pets foi acionado quase duas mil vezes.  

Venha com a gente fazer a diferença e tornar as práticas sustentáveis uma rotina diária!

Rafael Dotto - Gerente do Sicredi Horizontina, Kleryston Segat - Presidente do Sicredi Noroeste RS/MG, Karina Muniz Viana - Coordenadora do MEA, Cleber Zingler - Gerente do Sicredi Horizontina e Chalimar Ellwanger, Gerente de Comunicação e Desenvolvimento do Cooperativismo, na inauguração do bebedouro doado pelo Sicredi.
Compartilhe agora

Outros Posts

Leia outros artigos relacionados ao tema