Origem e construção do MEA
RESGATAR
E VALORIZR
A HISTÓRIA DA
AGRICULTURA
O MEA — Memorial da Evolução Agrícola — nasce com o propósito de resgatar e valorizar a trajetória da agricultura, da ancestralidade aos avanços que transformaram o campo e impulsionaram o desenvolvimento do Brasil. Localizado em Horizontina, conhecida como o berço da evolução agrícola nacional, o MEA honra a história de inovação que começou com a criação da primeira colheitadeira automotriz do país, desenvolvida pela SLC. Esse espírito visionário permanece com a fábrica da John Deere no município.
O MEA é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei Rouanet - Programa Nacional de Apoio à Cultura e tem como patrocinadores master a John Deere Brasil e SLC Agrícola.

UM EQUIPAMENTO
CULTURAL PARA
A COMUNIDADE,
EM UM LOCAL
HISTÓRICO
O projeto do MEA teve início no ano de 20XX e sua construção iniciou em 20XX. Após X anos de trabalho, o Memorial da Evolução Agrícola foi inaugurado em 14 de dezembro de 2023.
Sua localização está diretamente ligada com a história da evolução agrícola. O MEA foi construído no local que abrigou o Moinho Horizontina. Essa história remonta a junho de 1945, quando nascia a Schneider Logemann & Cia - SLC. Inicialmente trabalhando na moagem de grãos e beneficiamento de madeira, a oficina, a serraria e o moinho colonial eram movidos por um motor Otto Deutz de 40 hp, que inclusive fornecia luz ao povoado de Vila Horizonte. Em 1953 foi construído o prédio de alvenaria para o funcionamento do moinho, enquanto na oficina SLC se produziam ferramentas e implementos agrícolas.
Com 64 mil m² de área, na região central de Horizontina, o MEA oferece visitação à exposição de longa duração localizada no prédio do memorial e grandes áreas de esporte e lazer à disposição da comunidade. Além da sua estrutura, uma intensa programação nas áreas da agricultura, arte, cultura, educação, ciência, meio ambiente e sustentabilidade é realizada pelo Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA. Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.



PROGRAMAÇÃO
INAUGURAL REUNIU CERCA DE 7 MIL PESSOAS
Na solenidade de abertura, Edilson Proença, presidente do Instituto John Deere, lembrou da importância histórica do terreno onde hoje se encontra o MEA: "Vocês estão em um local que vai muito além de um museu, estamos na área onde foi construída a primeira colheitadeira automotriz no Brasil, o que permitiu a expansão da agricultura mundial".
