HISTÓRICO

Origem e construção do MEA

TÍTULO
Nosso propósito

RESGATAR
E VALORIZR
A HISTÓRIA DA
AGRICULTURA

O MEA — Memorial da Evolução Agrícola — nasce com o propósito de resgatar e valorizar a trajetória da agricultura, da ancestralidade aos avanços que transformaram o campo e impulsionaram o desenvolvimento do Brasil. Localizado em Horizontina, conhecida como o berço da evolução agrícola nacional, o MEA honra a história de inovação que começou com a criação da primeira colheitadeira automotriz do país, desenvolvida pela SLC. Esse espírito visionário permanece com a fábrica da John Deere no município.

O MEA é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei Rouanet - Programa Nacional de Apoio à Cultura e tem como patrocinadores master a John Deere Brasil e SLC Agrícola.

Ver informações da imagem
Nosso Manifesto
TÍTULO
O projeto

UM EQUIPAMENTO
CULTURAL PARA
A COMUNIDADE,
EM UM LOCAL
HISTÓRICO

O projeto do MEA teve início no ano de 20XX e sua construção iniciou em 20XX. Após X anos de trabalho, o Memorial da Evolução Agrícola foi inaugurado em 14 de dezembro de 2023.

Sua localização está diretamente ligada com a história da evolução agrícola. O MEA foi construído no local que abrigou o Moinho Horizontina. Essa história remonta a junho de 1945, quando nascia a Schneider Logemann & Cia - SLC. Inicialmente trabalhando na moagem de grãos e beneficiamento de madeira, a oficina, a serraria e o moinho colonial eram movidos por um motor Otto Deutz de 40 hp, que inclusive fornecia luz ao povoado de Vila Horizonte. Em 1953 foi construído o prédio de alvenaria para o funcionamento do moinho, enquanto na oficina SLC se produziam ferramentas e implementos agrícolas.

Com 64 mil m² de área, na região central de Horizontina, o MEA oferece visitação à exposição de longa duração localizada no prédio do memorial e grandes áreas de esporte e lazer à disposição da comunidade. Além da sua estrutura, uma intensa programação nas áreas da agricultura, arte, cultura, educação, ciência, meio ambiente e sustentabilidade é realizada pelo Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA. Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.

Ver informações da imagem
A inauguração do MEA

PROGRAMAÇÃO
INAUGURAL REUNIU CERCA DE 7 MIL PESSOAS

Os dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2023 foram marcados por atividades esportivas, educativas, artísticas e de recreação. Os eventos de inauguração do MEA - Memorial da Evolução Agrícola, levaram ao complexo cerca de sete mil pessoas.

Na solenidade de abertura, Edilson Proença, presidente do Instituto John Deere, lembrou da importância histórica do terreno onde hoje se encontra o MEA: "Vocês estão em um local que vai muito além de um museu, estamos na área onde foi construída a primeira colheitadeira automotriz no Brasil, o que permitiu a expansão da agricultura mundial".

Junte-se ao mea.
Seja um apoiador.

Valorizamos as parcerias e o poder da colaboração. Ao se tornar um apoiador em uma das categorias de parceria (Patrocinador ou Patrono), você ou sua empresa não apenas contribui para preservar a rica herança agrícola do Brasil, mas também se torna parte ativa na construção do futuro desse legado.
SAIBA COMO
APOIAR O MEA